Breve descrição do CSSCP

 

O Centro Social da Sé Catedral do Porto (CSSCP) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com o estatuto jurídico de Fundação, cuja sede se situa no coração do centro histórico do Porto, no Largo 1º de Dezembro, nº 155, junto à Igreja de Santa Clara e encostado à muralha fernandina.


Tem como missão principal intervir junto da população da freguesia da Sé onde se situa e contribuir para o desenvolvimento, sobretudo dos utentes de cada Resposta Social que oferece, mas também da população em geral, bem como proporcionar aos profissionais dedicados direta ou indiretamente a cada Resposta, formação especializada, permuta de conhecimentos e participação em eventos e projetos desenvolvidos no âmbito de parcerias com Instituições e Projetos das quais resultem sinergias capazes de promover a coesão social da comunidade.


Desenvolvendo atividades nas áreas de Apoio à Infância, Terceira Idade, Comunidade e Família, tem diversos acordos de cooperação celebrados com a Segurança Social que atualmente se repartem pelas respostas sociais de Creche e Jardim de Infância onde conta com 100 crianças, Apoio Domiciliário, com 64 utentes (12 dos quais atendidos através do Polo de Miragaia), Centro de Dia com 45, Lar com 12 e Centro Comunitário com uma média de 100 utentes. No Polo de Miragaia funciona ainda o Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental disponível para apoiar 37 famílias.

O CSSCP dispõe de uma Lavandaria Social, com alvará, que também está aberta ao público e de um serviço de refeições onde, enquadrada nas respetivas respostas sociais, se inclui a entrega de refeições ao domicílio diariamente e à noite durante a semana.

20140407_120120

Está ainda a ser proporcionado aos utentes do Centro de Dia com maiores dificuldades de locomoção, o serviço de transporte.

Num universo total que ultrapassa os 300 utentes e que emprega cerca de 60 colaboradores, desenvolve as suas atividades em condições logísticas complexas pela dispersão e localização dos quatro equipamentos em pleno Centro Histórico do Porto.

DSC_0459O Centro Social tem ao longo da sua história atravessado épocas de adversidade. Apesar do difícil contexto socioeconómico e da grande fragilidade em vários domínios da maioria dos agregados familiares e utentes que procuram os seus serviços, tem sabido integrar a sua diversidade quer étnica, quer cultural, quer social e/ou etária, e abrir-se a novos públicos.

Maio 2019