Breve descrição do CSSCP

 

O Centro Social da Sé Catedral do Porto (CSSCP) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com o estatuto jurídico de Fundação, cuja sede se situa no coração do centro histórico do Porto, na Rua das Verdades, s/n.

CSSCP
Tem como missão principal intervir junto da população da freguesia da Sé onde se situa e contribuir para o desenvolvimento, sobretudo dos utentes de cada Resposta Social que oferece, mas também da população em geral, bem como proporcionar aos profissionais dedicados direta ou indiretamente a cada Resposta formação especializada, permuta de conhecimentos e participação em eventos e projetos desenvolvidos no âmbito de parcerias com Instituições e Projetos das quais resultem sinergias capazes de promover a coesão social da comunidade.

Prov24fevereiro 193
Desenvolvendo atividades nas áreas de Apoio à Infância, Terceira Idade, Comunidade e Família, tem diversos acordos de cooperação celebrados com a Segurança Social que atualmente se repartem pelas denominadas respostas sociais de Creche e Jardim de Infância onde conta com 100 crianças, Apoio Domiciliário, com 52 utentes, Centro de Dia com 45, Lar com 12 e Centro Comunitário com um número elevado (mais de 200) e variado de participantes – quer em termos etários quer também do ponto de vista das necessidades que os fazem procurar o CSSCP – nas variadas atividades distribuídas entre semana e fim-de-semana.

Carnaval em Santa Clara
O CSSCP dispõe ainda de uma Lavandaria Social também aberta ao público, onde se lavam mensalmente cerca de 3000Kg de roupa e de um serviço de refeições, onde se inclui a entrega de almoços ao domicílio também ao fim de semana.

20140407_120120
Num universo total que ultrapassa os 300 utentes e excede os 50 funcionários, desenvolve as suas atividades em condições logísticas particularmente complexas e num contexto social difícil onde se inclui a convivência de perto com a problemática da droga.
Os equipamentos do CSSCP encontram-se dispersos por vários locais em pleno Centro Histórico do Porto, locais onde se multiplicam as escadas, com fracas condições de mobilidade e difíceis acessos, onde na maioria dos casos não é possível fazer chegar uma viatura.

DSC_0459Estende a prestação dos seus serviços a domicílios sitos em edificações que se caracterizam pelo seu elevado grau de degradação e pela falta de condições de higiene e salubridade mínimas.
No contexto socioeconómico dos agregados familiares que procuram os serviços da instituição, predominam os beneficiários do Rendimento Social de Inserção, desempregados, reformados com baixas pensões e rendimentos, entre aqueles que trabalham, que não atingem na maioria das situações o salário mínimo nacional.