Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP)

O Centro Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) é uma resposta social de apoio especializado às famílias com crianças e jovens. Está vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias. Esta resposta tem como objetivo a qualificação familiar mediante a aquisição e o fortalecimento de competências parentais tendo por base uma intervenção pedagógica e psicossocial.

No que respeita à intervenção do CAFAP, e de acordo com as características das famílias, estas podem integrar as seguintes modalidades:

a) Preservação familiar;

b) Reunificação familiar;

c) Ponto de encontro familiar.

Mediante a modalidade em que a família é integrada, em função da sua situação e das características familiares, a equipa técnica desenvolve ações diferenciadas reforçando e fortalecendo o seu envolvimento nas redes de suporte social.

Estas ações desenvolvidas são focalizadas na família, no âmbito de projetos de treino de competências parentais e familiares, de autoajuda ou de suporte social, que podem concretizar -se, fundamentalmente, mediante ações de formação parental e/ou apoio psicopedagógico e social.

As famílias e as crianças ou jovens são referenciados para uma intervenção do CAFAP, consoante os casos, pelas comissões de proteção de crianças e jovens ou pelo tribunal, bem como por entidades públicas ou privadas do âmbito da segurança social, saúde, educação e justiça.

O horário de funcionamento é de Segunda a Sexta-feira das 9h às 17h, sendo flexível sempre que necessário e mediante as necessidades dos utentes. As instalações situam-se na Rua Arménia, n.º 66 / 84; 4050-066 Porto. Para qualquer assunto relacionado com este serviço contactar através do número 224077355 ou do endereço de correio eletrónico: cafap.csscp@gmail.com.

Created with Nokia Smart Cam